CLOSE
Topo

O genocídio perdurará (vídeo)

Dr. Ghassan Abou Sittah, médico palestino-britânico, especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva, é professor de medicina em conflitos na Universidade Americana de Beirute. Em março de 2024, foi eleito reitor da Universidade de Glasgow. Abou Sittah atuou como cirurgião de guerra no Iêmen, no Iraque, na Síria, no sul do Líbano e durante as quatro guerras que a Faixa de Gaza enfrentou desde 2009.

No dia seguinte ao ataque de 7 de outubro de 2023, ele estava em Gaza, onde trabalhou por 43 dias no hospital Al-Shifa e no hospital batista Al-Ahly. Após sair de Gaza, fundou em Beirute The Ghassan Abu Sittah Children’s Fund (Fundo Ghassan Abou Sittah para Crianças), dedicado a tratar crianças de Gaza e do Líbano.

Impedido duas vezes em 2024 de entrar no espaço Schengen, Ghassan Abou Sittah finalmente conseguiu viajar para a França em janeiro de 2025, onde realizou uma série de palestras. Esta entrevista foi gravada com ele na quarta-feira, 15 de janeiro de 2025, véspera do anúncio do acordo de cessar-fogo em Gaza, violado por Israel em 2 de março do mesmo ano.