CLOSE
Topo
Andréa Guerra

Sujeito suposto suspeito

> o sujeito suposto suspeito nos possibilita reconhecer, elaborar e trabalhar as relações sociais, econômicas, imaginárias, simbólicas, políticas, pulsionais e raciais no brasil, abrindo a ferida, mostrando como a sociedade brasileira se estruturou baseada na eliminação, no rebaixamento do outro e no esvaziamento do diferente: dos indígenas, depois dos negros escravizados. a suspeita é, portanto, ingrediente constitutivo encarnado na subjetividade brasileira e latino-americana. os ecos continuam fortes ainda hoje <.> emília broide <

Título: Sujeito suposto suspeito: a transferência psicanalítica no sul global
Autor: Andréa Guerra
Ano: 2022
N˚ de páginas: 182
Dimensões: 21 x 14 cm
ISBN: 978-65-86941-95-1

Preço: R$ 85,00

A Coleção Decolonização e Psicanálise, como movimento em elipse nas terras psicanalíticas, inaugura um programa continuado de descentralização. Às voltas com os impasses do horizonte da subjetividade de nossa época, criamos um espaço livre para formulação de perguntas sobre os alcances de nossa práxis, sobre os fundamentos de nosso saber, sobre o gozo singular que impera adestrado em nosso contemporâneo, sobre a ontologia do corpo falante e sobre a estética de mundo que daí deriva.

Andréa M. C. Guerra é psicanalista e professora adjunta na UFMG, com doutorado em teoria psicanalítica pela UFRJ e estudos aprofundados na Universidade de Rennes II, na França. Atua como coordenadora da coleção decolonização e psicanálise.