CLOSE
Topo
Gilles Deleuze

Sobre a pintura: Aulas de março a junho de 1981

Eu gostaria de falar da pintura. Não estou certo de que a filosofia tenha algo a acrescentar à pintura. Não sei. Talvez não seja assim que as perguntas devem ser feitas. Eu preferiria fazer a pergunta inversa, ou seja: a possibilidade de que a pintura tenha algo a acrescentar à filosofia e que a resposta não seja de forma alguma unívoca, que não possamos decalcar a mesma resposta para a música, para a pintura… O que a filosofia pode esperar da pintura, da música? O que a filosofia espera da pintura é algo que só a pintura pode lhe dar.

— Gilles Deleuze

Título: Sobre a pintura: Aulas de março a junho de 1981
Título Original: SUR LA PEINTURE: Cours mars-juin 1981
Autor: Gilles Deleuze
Organizador: David Lapoujade
Tradução: Hortencia Lencastre
Preparação: Fernanda Mello
Revisão: Nicole Marcello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 384
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-056-5
Preço: R$ 104,90

As aulas dadas por Gilles Deleuze (1925–1995) dos anos 1970 até meados dos anos 1980 são indissociáveis da criação do Centro Universitário Experimental de Vincennes (Cuev) no outono de 1968. “Vincennes” foi criada por decisão do ministro da Educação Nacional, Edgar Faure, em resposta ao movimento estudantil de maio de 1968. Segundo os termos do ministério, tratava-se de conduzir uma “experiência piloto”, de propor aos estudantes e assalariados não acadêmicos formações interdisciplinares emolduradas por diplomas novos e uma organização pedagógica inédita (…)

Gilles Deleuze (1925–1995) foi um filósofo francês, um dos pensadores mais influentes e radicais do século XX. Escreveu sobre arte, cinema, literatura e psicanálise, criando conceitos como “rizoma”, “corpo sem órgãos” e “máquina desejante”. Sua obra, em parceria com Félix Guattari (como em O Anti-Édipo), desafia estruturas fixas e defende um pensamento nômade e plural. Sua filosofia celebra a diferença, a criação e a vida.

David Lapoujade é um filósofo contemporâneo francês conhecido por suas contribuições significativas para a filosofia política, da mente e do corpo. Obteve seu doutorado em filosofia sob a orientação de Gilles Deleuze, cuja influência é evidente em sua obra. Sua abordagem inovadora e acessível o tornaram uma figura respeitada no cenário filosófico internacional, inspirando reflexões profundas sobre temas filosóficos essenciais para o mundo contemporâneo.