CLOSE
Topo
Félix Guattari

Ritornelos

Livro póstumo do pensador e psicanalista francês Félix Guattari, “Ritornelos” é uma obra inclassificável. Misto de poesia, relatos autobiográficos, frames do cotidiano, toda potência da escrita esquiza irrompe nessas páginas de alta voltagem poética e imagética. Além de arguto intelectual, Guattari aparece em “Ritornelos” enquanto poeta sensível aos instantâneos e surreais quadros da vida. Ao longo de suas páginas, vemos a fluidez com que a escrita de Guattari escorre sobre a superfície da vida, penetra em suas estruturas fragmentadas e as transporta ao seu revés.

Título: Ritornelos
Autor: Félix Guattari
Tradução: Hortência Lencastre
Ilustração alfabeto: Waldomiro Mugrelise
Projeto gráfico da coleção/capa: Editora HEDRA – Lucas Kröeff
Ano: 2019 | 1ª edição
Nº de páginas: 134
Dimensões: 11 x 18cm
ISBN: 978-65-81097-02-8
Preço: R$ 55,00

COLEÇÃO LAMPEJOS

 

Através desse torvelinho de imagens decompostas o livro leva o leitor a percorrer o universo único do filósofo: cenas de amor e intimidade, de amizades, suas referências literárias e cinematográficas, cenas de ruas e praças parisienses, quase em um mapeamento afetivo e cartográfico do autor de “O anti-Édipo”. Publicado somente nos anos 2000 na França, é a primeira vez que o livro é traduzido e editado no Brasil, em trabalho minucioso de tradutor-ourives para acompanhar todas as nuances, rupturas e labirintos do texto original.

Félix Guattari foi psicanalista e filósofo, além de militante político e escritor. Através do pensamento de Jacques Lacan, aproximou-se da obra freudiana e inicia a sua própria psicanálise com Lacan. É um dos primeiros não médicos que participa num seminário de Lacan. Entre outras coisas, esta experiência decide a sua formação como psicanalista. Desenvolveu junto com Gilles Deleuze a teoria da esquizoanálise.

https://issuu.com/n-1publications/docs/original