CLOSE
Topo
Maurizio Lazzarato

O intolerável do presente, a urgência da revolução: Minorias e Classes

Este livro não pretende afirmar o que será a revolução do século XXI, tampouco se ela ainda será possível. Mais modestamente, ele busca fazer um balanço, cuja elaboração ainda falta, das rupturas revolucionárias no século XX e definir as condições a partir das quais se poderia começar a falar novamente de revolução.

Título: O intolerável do presente, a urgência da revolução: Minorias e Classes
Título Original: L’intolérable du présent, l’urgence de la révolution. Minorités et classes
Autor: Maurizio Lazzarato
Tradução: Pedro Taam, Flávio Taam
Ano: 2022
N˚ de páginas: 352
Dimensões: 14 x 21cm
ISBN: 978-65-86941-92-0

Preço: R$ 115,00

O projeto gráfico deste livro se baseou na plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única Arduino, criada em 2005.

Os inventores dessa tecnologia se apropriaram do nome do bar homônimo que frequentavam, na cidade de Ivrea, na Itália.

Eles revolucionaram a prototipagem de hardware, que se configurou praticamente como um novo instrumento experimental na música eletrônica, pela variedade de combinações quase infinita que propiciou.

Há um paralelo entre essa variação e o processo de constituição da Autonomia italiana, da qual Maurizio Lazzarato participou ativamente, engendrada a partir da livre experimentação.

Por isso, o Arduino é reverenciado no design e na organização visual do presente livro, contextualmente relacionado à sua placa de prototipagem

O Chile à luz de Lazzarato, Lazzarato à luz do Chile

Maurizio Lazzarato é um renomado filósofo, sociólogo e teórico político italiano nascido em 1955. Ele é conhecido por suas contribuições significativas para a teoria crítica contemporânea, especialmente em relação ao capitalismo, trabalho imaterial e sociedade do controle. Lazzarato emergiu como uma voz proeminente no campo da filosofia política, influenciando o pensamento sobre questões econômicas, sociais e culturais.

Sua obra aborda temas como a transformação do trabalho na era digital, o papel do consumo na sociedade contemporânea e a emergência de novas formas de controle social. Lazzarato é reconhecido por sua capacidade de analisar criticamente as dinâmicas do capitalismo tardio e suas implicações para a vida cotidiana das pessoas.