CLOSE
Topo
François Cusset

O desencadeamento do mundo: a nova lógica da violência

Este livro passa em revista o estado atual do mundo para captar aí as novas lógicas da violência, seu circuito imaginário inédito, sua justificativa renovada e também o quadro econômico único que aí se aninha e que os promove. Isso porque a violência não é mais o acidente do sistema econômico, a exceção de um capitalismo devotado a “pacificar os modos”, mas, mais do que nunca, seu motor, seu motivo, desde sua origem predatória até seu horizonte de concorrência: “liberem suas energias!” — é o que nos recomendam os empreendedores de sucesso e os investidores do mercado financeiro, os políticos de extrema-direita e os gurus do desenvolvimento pessoal, os youtubers, os influencers, os hooligans e todos os chefes de cartéis.

Título: O desencadeamento do mundo: A nova lógica da violência
Título Original: Le Déchaînement du monde: Logique nouvelle de la violence
Autor: François Cusset
Tradução: Pedro Taam
Revisão: Fernanda Mello
Preparação: Flavio Taam
Ano: 2025
N˚ de páginas: 254
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-047-3
Preço: R$ 89,90

François Cusset, historiador das ideias e especialista em civilização americana, desafia os discursos que afirmam a pacificação das sociedades e o declínio da violência, destacando sua persistência e atualidade. Em seu livro, ele busca elucidar os novos mecanismos e modalidades da violência, enfocando sua racionalidade e evolução, em vez de sua gênese. Cusset propõe uma leitura inédita da violência como um fenômeno abrangente, que vai além de atos físicos, permeando estruturas sociais e sistemas.

— Peter Pál Pelbart

François Cusset é historiador das ideias, professor na Universidade Paris-Ouest Nanterre e autor de diversas obras destacadas, publicadas pela editora La Découverte, incluindo French Theory (2003) e La Décennie (2006).