CLOSE
Topo
Christine Pedotti

Jesus, o homem que preferia as mulheres

Imaginamos Jesus rodeado por uma guarda cerrada de doze homens, as mulheres permanecendo à distância, como se estivessem em segundo plano. Christine Pedotti deixa-nos descobrir isto no diálogo com muitas mulheres, quer caminhem ao seu lado como discípulas fiéis, quer cruzem o seu caminho. Jesus encontra-as, toca-as e deixa-se tocar literal e figurativamente. Eles questionam e ele nunca os rejeita. Elas discutem e ele os ouve. Às vezes ele se deixa convencer… talvez até se converter.

Esta leitura precisa e rigorosa dos quatro evangelhos canônicos é impressionante: ela derruba o que pensávamos saber, depois de vinte séculos de comentários quase exclusivamente masculinos. Jesus não só estava “à frente do seu tempo”, como muitos disseram, mas também estava à frente do nosso, ao nunca atribuir às mulheres um papel ligado ao seu sexo.

Título: Jesus, o homem que preferia as mulheres
Título Original: Jésus, l’homme qui préférait les femmes
Autor: Christine Pedotti
Tradução: Hortência Lencastre
Ano: 2024
N˚ de páginas: 129
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-002-2

Preço: R$ 75,00

Podemos dizer que Jesus se comporta com as mulheres da mesma maneira que com os homens? Nem sempre. Em inúmeras ocasiões ele parece mais à vontade, mais descontraído com elas, ao passo que, com seus contemporâneos masculinos, está constantemente irritado e impaciente, sobretudo com a hipocrisia de suas práticas religiosas. Não encontramos nenhuma palavra pejorativa em relação às mulheres: pelo contrário, observamos da parte de Jesus uma tolerância constante, uma atenção, uma forma de ternura. O contraste é tão surpreendente que é possível dizer que Jesus não apenas gostava das mulheres e apreciava sua companhia, mas que, simplesmente, ele preferia as mulheres.

Christine Pedotti, nascida em 1960, é uma figura francesa do catolicismo de esquerda, ensaísta, editora e jornalista. Ela é especialmente conhecida como diretora da revista Témoignage chrétien.