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Georges Didi-Huberman

Esparsas: Viagem aos papéis do gueto de Varsóvia

Diante dos restos da muralha de tijolos do gueto, me peguei olhando as pedrinhas depositadas na fenda como objetos de lamentação, lágrimas cristalizadas à espera de uma palavra, mas que fosse outra além da oração unicamente. Lembrei-me então da alegoria utilizada por Gustawa Jarecka, membro da Oyneg Shabes, pouco antes de ser levada para Treblinka, onde morreria em janeiro de 1943, com seus dois filhos: “A crônica [que nós escrevemos no gueto] deve ser lançada como uma pedra sob a roda da história a fim de pará-la. […] Podemos perder toda esperança, exceto esta: que o sentido do sofrimento e das destruições desta guerra surgirá quando eles forem considerados de longe, numa perspectiva histórica”.

Título: Esparsas: Viagem aos papéis do gueto de Varsóvia
Título Original: Esparses: voyage dans le papiers du Ghetto de Varsovie
Autor: Georges Didi-Huberman
Tradução: Flávio Magalhães Taam
Ano: 2023
N˚ de páginas: 135
Dimensões: 14 x 21cm
ISBN: 978-65-81097-56-1

Preço: R$ 85,00

Lançamento | Esparsas : Viagem aos papéis do Gueto de Varsóvia, de Georges Didi-Huberman

Georges Didi-Huberman é um renomado historiador da arte e filósofo francês, reconhecido por sua abordagem crítica e interdisciplinar na interpretação das imagens. Com formação em filosofia e história da arte, ele se destacou por suas obras provocativas, que desafiam convenções estabelecidas na história da arte e exploram temas como a representação do Holocausto e a memória cultural. Suas contribuições, refletidas em livros como “Images in Spite of All: Four Photographs from Auschwitz” (2008), o estabeleceram como uma figura influente nos estudos visuais contemporâneos, alcançando tanto acadêmicos quanto o público em geral.

Além de sua escrita acessível e provocativa, Didi-Huberman é conhecido por sua capacidade de articular questões complexas sobre arte, história e memória. Ao longo de sua carreira, ele recebeu reconhecimento internacional por suas contribuições para a arte e a cultura, consolidando seu lugar como uma das vozes mais importantes no debate contemporâneo sobre as imagens e sua interpretação.