CLOSE
Topo
Eduardo Duarte

Dinâmicas do pensamento por imagens

(…) mesmo se fôssemos cegos, estaríamos operando por imagens, pois as imagens também táteis, olfativas ou sonoras. Refiro-me à imagem como sendo um conjunto de estruturas emocionais que se formam e que possuem na sua dimensão perceptível construções visuais, sonoras, olfativas, táteis e gustativas possíveis.

Título: Dinâmicas do pensamento por imagens
Autor: Eduardo Duarte
Preparação: Fábio Galvani Furtado
Revisão: Fernanda Mello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 272
Dimensões: 20 x 13,5 cm
ISBN: 978-65-6119-065-7
Preço: R$ 89,90

O século XX rapidamente se caracterizou como o século da imagem. Esta, que saiu do papel de ilustradora da narrativa textual, assumiu total protagonismo narrativo, de apresentação e reflexão sobre o mundo, do final do século XIX aos nossos dias. Não se trata mais de um protagonismo apenas no território das artes, mas também nas ciências e para além de qualquer campo específico de produção de conhecimento. As imagens nos seus mais variados suportes técnicos — do negativo de vidro à imagem digital, das artes plásticas aos memes — assumiu gradativamente, na inscrição de cada tempo, a função de ser nossa mais expressiva forma de comunicação. Ela é nossa interface cotidiana com o mundo e com nossos próprios pensamentos e fenômenos psíquicos. Em um tempo em que a expressão visual se capilariza em todos os setores da vida e assume a hegemonia de produção de conhecimento da sociedade contemporânea, nos lançamos à busca de conhecer o pensamento que move o agir com as imagens nas artes, na política, bem como entender o pensar a partir de imagens nas ciências e nas filosofias. Ou seja, a imagem como forma de pensamento e a imagem como ação. A coleção Pensar e agir com as imagens pretende, por intermédio de suas obras, investigar o que pode a imagem, esse poderoso operador cognitivo que se impõe de maneira definitiva como ação de nosso tempo.

Eduardo Duarte é Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Pós-doutor pela École des Hautes Études en Science Sociale. Atualmente é Professor Titular no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando nas áreas de Comunicação e Antropologia — com ênfase em Epistemologia — e Comunicação e Experiências Estéticas.

É autor de A Fábula Restantes dos Últimos Homens e Sob a Luz do Projetor Imaginário, ambos pela Ed. UFPE.