CLOSE
Topo
Achille Mbembe

DEMOCRACIA COMO COMUNIDADE DE VIDA

À medida que a escalada tecnológica, a catástrofe ecológica iminente e as guerras de extermínio se desdobram, as questões relativas à habitação do planeta e ao futuro da vida assumem o centro da cena. Baseado nas cosmologias africanas e diaspóricas, o filósofo, teórico político e professor universitário camaronês Achille Mbembe aborda como a democracia substantiva do nosso tempo pode, em última análise, depender da nossa capacidade de conceder a toda e qualquer forma de vida o direito universal de respirar.

Título: Democracia como comunidade de vida
Título Original: Democracy as a Community of Life
Autor: Achille Mbembe
Tradução: Pedro Taam
Preparação: Flavio Taam
Revisão: Fernanda Mello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 23
Dimensões: 17 x 12 cm
ISBN: 978-65-6119-041-1
Preço: R$ 29,90

“Sugiro assim que interroguemos a democracia pela perspectiva da Terra, e a Terra pela perspectiva da democracia, ambas entendidas como o mesmo que comunidade da vida. Não é só que toda forma de vida, humana ou não, é ecológica em toda escala. É que a vida na Terra, assim como a democracia, é nossa última utopia.”

— Achille Mbembe

Achille Mbembe é um proeminente intelectual camaronês, teórico político e filósofo conhecido por suas contribuições para os estudos pós-coloniais e teoria crítica. Sua obra “Crítica da Razão Negra” desafia conceitos convencionais de raça, colonialismo e identidade, oferecendo uma análise profunda da experiência negra global. Além disso, Mbembe é reconhecido por sua exploração de temas como neoliberalismo, política da morte e violência no contexto africano e global, sendo um pensador influente cujo trabalho é amplamente estudado e debatido em âmbito acadêmico e político.