CLOSE
Topo
Raimunda Gomes da SIlva

Cartilha de Mezinhagem

“As mezinhagens eu tenho que deixar para alguém, algo me diz que eu não posso levar isso comigo” – Raimunda Gomes da Silva, ribeirinha do Rio Xingu, reúne numa cartilha, as receitas de chás e sumos que herdou da mãe, da avò, da. tia. No tempo dos cozimentos reflete sobre o rio, o respeito, a lua, a justiça, a liberdade, o espírito das águas.”

Título: Cartilha de Mezinhagem
Autor: Raimunda Gomes da Silva
Ano: 2023
N˚ de páginas: 132
Dimensões: 21 x 14 cm
ISBN: 978-65-81097-71-4

Preço: R$ 100,00

A Rede Buiúnas visa a troca horizontal entre mulheres de diferentes saberes cujo objetivo comum é proteger a saúde e a vida dos rios amazônicos. Vinte e quatro mulheres, artistas, jornalistas, antropólogas, promotora pública, professoras universitárias, ativistas ambientais, psiquiatra, Juruna, Xipaya, Kumaruara e ribeirinhas constituem essa rede.
A organização e publicação da Cartilha da Mezinhagem, da ribeirinha Raimunda Gomes da Silva, é uma das ações da Rede Buiúnas.

Raimunda Gomes da Silva nasceu ribeirinha, em Pedreiras, Maranhão, às margens do Rio Parnaíba, em 30 de novembro de 1959. E seguiu ribeirinha. Passou a juventude na beira do Rio Pindaré-Mirim, na baixada Maranhense. Casou-se com João da Silva, barrageiro, e foram viver nas margens do Tocantins, de lá partiram para as margens do Itacaiúnas, em Marabá, sudoeste do Pará. Hoje, vivem na beira do Rio Xingu. Ela é secretária do Coletivo Mulheres do Xingu, participa do Movimento Xingu Vivo para Sempre, integra o Conselho Ribeirinho do Xingu e a Rede Buiúnas.