CLOSE
Topo
Thais Klein e Érico Andrade

Cartas a um velho terapeuta: A experiência de uma psicanálise não identitária

Há cerca de vinte anos, Contardo Calligaris escreveu Cartas a um jovem terapeuta, livro que trata da clínica psicanalítica com a simplicidade de quem sabe o que diz. O cerne da reflexão é claro e direto: “na hora de encaminhar alguém, prefiro os analistas cuja curiosidade para com o mundo, a vida e a cultura se estendam além das quatro paredes do consultório”.

O recado reverberou além do que Contardo poderia imaginar. Thais Klein e Érico Andrade parecem tê-lo compreendido perfeitamente bem e adicionaram um degrau à exploração da ideia. Cartas ao velho terapeuta: a experiência de uma psicanálise não identitária é um convite para que o “velho”, isto é, o rotineiro, opte por continuar “jovem”, ou seja, aberto ao que está “além das quatro paredes do consultório”. Mas, desta vez, com um olhar mediado por novas lentes.

— Jurandir Freire Costa

Título: Cartas a um velho terapeuta: A experiência de uma psicanálise não identitária
Autor: Thais Klein e Érico Andrade
Revisão: Gabriel Rath Kolyniak
Preparação: Fernanda Mello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 176
Dimensões: 18 x 11 cm
ISBN: 978-65-6119-052-7
Preço: R$ 68,00

“A sustentação de uma verdadeira psicanálise, seja esta no âmbito institucional ou teórico no Brasil, se alia à marca da própria história desse território concebido como um projeto cujas bases ancoram-se na exclusão e firmam-se pela violência. Afirmar que precisamos todos rejuvenescer, nosso velho leitor, é, em um primeiro momento, reconhecer esse pacto que nossa disciplina fez com a violência de nossa própria história ao aliar-se a ela como um instrumento colonizador. (…) Se rejuvenescer é saber morrer para reviver, é preciso reconstruir as bases da psicanálise em território brasileiro, tecendo outras alianças.”

Thais Klein é psicanalista, doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e doutora em Teoria Psicanalítica (PPGTP-UFRJ). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF-CURO) e professora do programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Coordenadora do NEPECC (UFRJ-IPUB).

 

Érico Andrade é psicanalista, filósofo e professor de Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa temas ligados à identidade, sofrimento e racismo com bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq.