CLOSE
Topo
Jayme Valarelli Menezes

Ueinzz: Território de transmutação político e poética

Ueinzz: território de transmutação poética e política é performance que abre fendas. O registro oficial está lá: hospital-dia, vidas por um triz. Mas o gênero é aventura: Valarelli Menezes guia o leitor por um corpo de baleia onde pincéis atômicos dão o passe à atomicidade plural de Whitehead. A prosa polifônica cria atmosferas como efeito de respiração: eis o território cênico, sem cercas nem instituições; o tempo é o do mito, no qual nada é fixo. Corpos na corda bamba viram corpo de teatro. Ao fim, parece que nada mudou, mas o chão vacila.

— Juliana Fausto

Título: Ueinzz: Território de transmutação político e poética
Autor: Jayme Valarelli Menezes
Ano: 2025
N˚ de páginas: 288
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-073-2
Preço: R$ 95,00

A Companhia Teatral Ueinzz nasceu em 1996, no Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial chamado A CASA, em São Paulo, mas desde 2002 não tem qualquer vinculação institucional. Ela foi fundada por inspiração de um de seus pacientes, Alexandre Bernardes, que nunca reivindicou seu gesto inaugural e que já é falecido.
Um paciente que nunca falava nada enunciou a palavra “Ueinzz” no contexto de um exercício de vocalizações proposto pelos terapeutas-instrutores Peter Pál Pelbart, Erika Inforsato, Paula Francisquetti, Ana Carmen Del Collado e Eduardo Lettiere, entre outros. Foi perguntado se alguém sabia falar outra língua. Esse paciente taciturno disse que sim, que sabia falar alemão. E bradou: “Ueinzz!” Quando lhe perguntaram o que a palavra significava, ele repetiu: “Ueinzz!”