CLOSE
Topo
Igor Mendes

O menino e o gato na floresta de aço

Num abrigo para crianças, Diego tenta driblar o tédio das perguntas repetidas, o vazio da saudade e os ruídos de um mundo que raramente oferece colo. Em outro canto da cidade, um gato preto, arisco e livre, também aprende a sobreviver entre telhados, janelas e farelos de pipoca. Quando os caminhos desses dois se cruzam, nasce uma amizade silenciosa — feita de olhares, ausências e esperas — que desafia tudo aquilo que se pode nomear: dono, lar, abandono, pertencimento.

Título: O menino e o gato na floresta de aço
Autor: Igor Mendes
Ilustrações: Isabel Lee
Preparação: Gabriel Rath Kolyniak
Ano: 2025
N˚ de páginas: 54
Dimensões: 23 x 21,6 cm
ISBN: 978-65-6119-051-0
Preço: R$ 49,90

Neste romance infantil delicado e surpreendente do escritor Igor Mendes (Finalista do Prêmio Jabuti e membro da Academia Brasileira de Letras do Cárcere), acompanhamos a trajetória de dois órfãos — um menino e um gato — narrada alternadamente por ambos, em vozes íntimas e perspicazes. Com humor, ternura e um olhar atento à vida nas margens, a história se desenrola em passos curtos, como quem aprende a confiar, até chegar a um desfecho tão improvável quanto necessário.

O menino e o gato na floresta de aço é fábula urbana sobre afeto, liberdade e a possibilidade de (re)encontrar o que nos falta, mesmo sem saber o nome exato do que procuramos.

Igor Mendes dá aulas, e seus alunos dizem que ele é legal, talvez porque se lembre de como é ser criança e adolescente. Ele adora livros, uma paixão antiga, e também ama gatos, que é fraqueza recente. Um dia, ele pensou: “E se juntássemos tudo, livros com gatos com crianças, será que daria uma estória?”. Bom, parece que deu. O menino e o gato na floresta de aço é seu primeiro livro infantil, mas trata do mesmo tema que seus livros feitos para gente grande: a busca por liberdade, entendida não como realização pessoal, mas empreendimento de toda a coletividade.