CLOSE
Topo
Mel Y. Chen

Animacidades - Biopolítica, materialidade racial e afeto queer

Animacidades é um livro com aptidão para reinventar mundos. Também pode ser considerado um daqueles atalhos desconhecidos que, uma vez escolhidos, reorientam as nossas percepções. É um livro pioneiro por relacionar bibliografias distintas, passando pelos estudos queer, cripstemologias, linguística, questões ligadas a racialidades, vidas mais que humanas, personagens de cinema e animações. Mas ao invés de expor dogmas e certezas, a escrita generosa de Mel Chen mostra que limites nada mais são que zonas borradas cheias de ambiguidades. Movimentos, afetos queer e materialidades diversas extravasam categorias, fluindo através de experiências e narrativas em busca de justiça social.

— Christine Greiner

Título: Animacidades – Biopolítica, materialidade racial e afeto queer
Título Original: Animacies – Biopolitics, Racial Mattering, and Queer Affect
Autor: Mel Y. Chen
Tradução: Erneste
Preparação: Graziela Marcolin
Revisão: Nicole Marcello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 400
Dimensões: 21 x 14 cm
ISBN: 978-65-6119-039-8
Preço: R$ 109,90

Em Animacidades, Mel Y. Chen retoma debates recentes sobre sexualidade, raça e afeto para examinar como matéria considerada insensível, imóvel ou morta anima vidas culturais. Para tanto, Chen investiga a fronteira difusa entre o vivo e o morto, ou aquilo que está além do humano ou do animal. No campo da linguística, a animacidade tem sido descrita como uma qualidade de agência, consciência, mobilidade, senciência ou vitalidade. Chen recorre à linguística cognitiva para destacar como a linguagem habitualmente distingue o animado do inanimado. Expandindo esse constructo, argumenta que a animacidade sustenta muito do que é urgente — e até explosivo — na cultura contemporânea, desde debates sobre direitos dos animais até preocupações com biosegurança.

Mel Y. Chen é Professor de Estudos de Mulheres e Gênero na Universidade da Califórnia, Berkeley. Depois de Animacidades (2012), sua segunda monografia Intoxicated: Race, Disabilit y and Chemical Intimacies of Empire e a coletânea que coeditou, Crip Genealogies, foram publicadas pela mesma editora Duke em 2023. Atualmente, está trabalhando em um livro/projeto intitulado It que reúne uma série de desenhos, músicas e ensaios sobre viradas estranhas e conexões surpreendentes em uma jornada através de desumanismos trans, raciais e migrantes. Além de publicar em periódicos e eventos de arte, Chen está na Diretoria do Queer Women of C olor Media Arts Project, e é parte de um pequeno coletivo queer/trans of color na Área da Baía de San Francisco.