CLOSE
Topo
Luz Horne

Futuros Menores - filosofias do tempo e arquiteturas do mundo

Futuros menores desafia o Brasil a se deslocar do mito da grandiosidade, não em direção ao futuro, mas ao que o corrói, como a traça do arquivo, desdobrando em suas bordas um contra-arquivo que reabre o livro da modernidade. Através de um pensamento tátil, Horne potencializa o voar baixo como saída do projeto e do sonho, e encontro com o impacto mútuo entre palavra e corpo, pés e terra. O convite é para ocupar todas as brechas, mudando a perspectiva fantasmagórica dos grandes espaços vazios e dos tempos inalcançáveis, incluindo o do nosso próprio país, do qual fomos sistematicamente desalojados.
— Ana Kiffer

Título: Futuros Menores: filosofias do tempo e arquiteturas do mundo
Título Original: Futuros menores: filosofias del tiempo y arquitecturas del mundo desde el Brasil
Autor: Luz Horne
Tradução: Luciana Di Leone e Diana Klinger
Preparação: Graziela Marcolin
Revisão: Fernanda Mello
Ano: 2025
N˚ de páginas: 252
Dimensões: 23 x 17 cm
ISBN: 978-65-6119-036-7

Futuros menores utiliza as palavras e as imagens como dispositivos filosóficos para pensar o tempo e o espaço. A partir da análise de contos, romances, ensaios, livros de viagem, ficções teóricas, experiências antropológicas, exposições de arte, dispositivos curatoriais, arquitetura e cinema dos séculos XX e XXI brasileiros, procura refletir sobre o nó que enlaça as palavras e as imagens ao tempo e à materialidade. Mas os diversos projetos estéticos e culturais analisados não são apenas tomados como casos de análise histórico-cultural, senão enquanto plataformas teóricas: para fazê-los operar num contexto contemporâneo e para fazer da literatura e da imagem espaços geradores de conceitos epistemológicos, éticos, políticos e estéticos. A filosofia abre-se no sentido geopolítico para ser produzida a partir da América Latina, mas também num sentido de alargamento do campo disciplinar: é retirada do território sistemático e da razão.

Luz Horne é ensaísta, Professora Associada e Diretora do “Doutorado em Literatura e Crítica Cultural” da Universidade de San Andrés, em Buenos Aires. Estudou Filosofia na Universidade de Buenos Aires e obteve seu PhD em Literatura Latino-Americana na Yale University. Foi professora na Cornell University e na Northwestern University, além de pesquisadora visitante na Harvard University e na University of Edinburgh. Escreve sobre a interseção entre epistemologia e estética, e entre imagem e palavra, com projetos de pesquisa vinculados à ecocrítica, aos novos materialismos filosóficos e à literatura, às artes visuais e ao cinema documental brasileiros e latino-americanos. Traduziu Clarice Lispector para o espanhol e, entre suas publicações, destacam-se os livros Literaturas Reales. Transformaciones del realismo en la literatura latinoamericana contemporánea (Rosario: Beatriz Viterbo, 2012) e Futuros Menores. Filosofías del tiempo y arquitecturas del mundo desde Brasil(Santiago de Chile: Editorial Universidad Alberto Hurtado, 2021), agora publicado no Brasil pela n-1 edições.