CLOSE
Topo
Igor Mendes

A PEQUENA PRISÃO

A Pequena Prisão é talvez o mais importante livro brasileiro de criminologia dos últimos tempos. Tudo o que tentamos descrever como o sistema penitenciário brasileiro aparece aqui como uma verdade encarnada nos corpos dos seres humanos com que Igor conviveu em Bangu. Sabemos que o pequeno espaço de uma cela na periferia condensa toda a história daprisão, essa invenção do capitalismo industrial que tem no capitalismo vídeo-financeiro contemporâneo o seu esplendor.”

Vera Malaguti Batista
Professora Adjunta de Criminologia da
Faculdade de Direito da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro. Secretária Executiva
do Instituto Carioca de Criminologia.

Título: A PEQUENA PRISÃO
Autor: Igor Mendes
Ano: 2024 | 2ª edição
N˚ de páginas: 296
Dimensões: 14 x 21 cm
ISBN: 978-65-6119-025-1

Preço: R$ 110,00

“As linhas que seguem não são uma tese acadêmica ou uma reportagem sobre a lastimável situação carcerária brasileira. Tampouco são uma análise sociológica acerca das Jornadas de Junho de 2013 e o processo, crescente desde então, de criminalização das lutas populares. […]

O que o leitor e a leitora têm nas mãos é um depoimento, fruto de um compromisso assumido com as vozes silenciadas que me pediram, como único apoio, que dissesse que vi e vivi nos porões de nossa sociedade. É, sobretudo, um depoimento engajado, assumidamente parcial, de quem continua disposto a prosseguir na briga, porque, como dizia Carlos Marighella, ‘a única luta que se perde é a que se abandona’. Penso que ele tinha toda razão.”

Igor Mendes é ativista político, escritor e botafoguense, não necessariamente nessa ordem. É um dos vinte e três processados, no Rio de Janeiro, por participar de manifestações durante a Copa do Mundo de 2014.

É autor de “A pequena prisão” (2017), “Esta indescritível liberdade” (2020, finalista do Prêmio Jabuti) e “Junho Febril” (2023). Acredita que a felicidade é a luta.