CLOSE
Topo
Félix Guattari; Jean-Claude Polack; Danielle Sivadon

Triálogos: Exercícios de esquizoanálise

Félix Guattari escreveu muito pouco sobre sua atividade clínica. Mas ao longo de seus três últimos anos de vida, reuniu-se regularmente com dois psicanalistas de quem era próximo — Danielle Sivadon e Jean-Claude Polack — no modelo de “supervisão”. Eis aqui a transcrição dessas conversas.

É um testemunho vivo da inflexão das práticas freudianas e lacanianas à luz de uma pesquisa esquizoanalítica, inspirada pelas experiências comuns dos três vividas na clínica de La Borde.

Título: Triálogos: Exercícios de esquizoanálise
Título Original: Trialogues: Exercices de schizoanalyse
Autor: Félix Guattari; Jean-Claude Polack; Danielle Sivadon
Tradução: Felipe Shimabukuro
Ano: 2024
N˚ de páginas: 184
Dimensões: 20 x 13 cm
ISBN: 978-65-6119-014-5

Preço: R$ 77,60

TRIÁLOGOS - parte 1 (2021) com Jean-Claude Polack, Annick Kouba e Paul Bretécher

Os Triálogos são o testemunho da inflexão das práticas freudianas e lacanianas, à luz de uma pesquisa esquizoanalítica a ser sempre continuada. Um documento.
Jean-Claude Polack

Entrevista com Félix Guattari

Danielle Sivadon (1937–2017) foi psiquiatra e psicanalista. Ela chegou à clínica de La Borde em 1970, da qual saiu em 1978 para se tornar chefe de serviço em Château-Renault. Ela fundou, com Alain Valtier, a associação de pacientes Trames. Cofundadora da revista Chimères, é especialmente conhecida por escrever, com Jean-Claude Polack, “A Íntima Utopia” (n-1 edições, 2013).

Félix Guattari (1930–1992) foi um renomado psicanalista e filósofo francês, reconhecido principalmente por sua colaboração com Gilles Deleuze. Guattari desenvolveu conceitos como esquizoanálise e micropolítica, além de ser um defensor engajado de questões ambientais e políticas, deixando um legado no campo da filosofia e teoria social.

Jean-Claude Polack é psiquiatra e psicanalista. Trabalhou doze anos ao lado de Jean Oury e Félix Guattari na Clínica de La Borde, na experiência criadora da psicoterapia institucional francesa, tendo produzido obras de referência para a clínica da psicose.