CLOSE
Topo
Günther Anders

A ameaça atômica

Ainda é incerto que já tenhamos alcançado o fim dos tempos. Em contrapartida, é certo que vivemos no tempo do fim, e de maneira definitiva. Ou seja, o mundo em que vivemos é incerto. “No tempo do fim” significa: na época em que podemos evocar seu fim a cada dia. E “de maneira definitiva” significa que o que ainda nos restar de tempo permanecerá sendo o “tempo do fim”, pois esse tempo não pode mais dar lugar a um outro tempo, somente ao fim. Ele não pode dar lugar a um outro tempo porque não é possível que nós não saibamos mais o que sabemos hoje (a saber, dar fim uns aos outros), nem amanhã, nem nunca.

Título: A ameaça atômica — reflexões radicais sobre a era nuclear
Título Original: Die atomare Drohung. Radikale Überlegungen zum atomaren Zeitalter
Autor: Günther Anders
Tradução: Gabriel Valladão Silva
Ano: 2023
N˚ de páginas: 260
Dimensões: 21 x 14 cm
ISBN: 978-65-81097-91-2

Preço: R$ 98,00

“O passado ainda está por vir” e “A ameaça atômica” são vendidos separadamente.

É possível que consigamos seguir sempre adiando o fim — não temos mais o direito de esperar uma felicidade maior —, sempre ganhar a luta contra o fim do tempo, isto é, tornar infinito o tempo do fim. Mas, supondo que conquistássemos essa vitória, é certo que, também então, o tempo permaneceria sendo o que é, a saber: tempo do fim. Pois somente o Hoje estaria garantido com isso, jamais Amanhã. E mesmo o Hoje não o estaria, aparentemente garantido, cairia também, e com ele também o Ontem.

Günther Anders (1902–1992) foi um filósofo e escritor austríaco-alemão conhecido por suas análises sobre a sociedade moderna e a tecnologia. Nascido como Günther Stern em Breslávia, ele fugiu do regime nazista, estabelecendo-se nos Estados Unidos, onde se envolveu com a Escola de Frankfurt. Anders continuou sua carreira na Europa pós-guerra, abordando temas como política, mídia e ética, deixando um legado como pensador crítico e provocador.