CLOSE
Topo
Peter Pál Pelbart, Ricardo Muniz Fernandes

Pandemia Crítica - Outono 2020

Mais difícil que prever o futuro é ler o presente a partir dele mesmo. Demasiado colados nele, atravessados pelas emoções, cativos das opiniões correntes, do jargão midiático, o presente não parece oferecer o mínimo indispensável para qualquer avaliação isenta – a distância.
Mas não seria o caso de valorizar justamente isto, a proximidade aos acontecimentos, a imersão no torvelinho do que se passa “agora”? Colher uma percepção situada, uma atmosfera reinante, a intensidade de um momento, a subjetividade dos atores, não tem isso o valor único de um testemunho vivo?

Título: Pandemia Crítica – Outono 2020
Organizadores: Peter Pál Pelbart
Ano: 2021
N˚ de páginas: 474
Dimensões: 16 x 32cm
ISBN: 978-65-86941-29-6

Preço: R$ 85,00

O conjunto de quase 130 textos reunidos sob o título de Pandemia crítica, em dois volumes, reúne parte das ideias e afetos que a pandemia da COVID-19 despertou pelo mundo e no Brasil, desde sua irrupção. A intenção dessa publicação foi captar, em meio à perplexidade geral, o que se pensou e sentiu no calor dos acontecimentos. Do medo individual às previsões apocalípticas sobre o destino da espécie, das análises sobre a desigualdade de sua incidência à crítica da gestão da saúde pública, de relatos sobre o confinamento a testemunhos solidários ou avaliações filosóficas, este volume é um arquivo vivo sobre o momento mais crítico da vida social deste século.

Peter Pál Pelbart nasceu em 1956, em Budapeste, na Hungria. É filósofo, ensaísta, professor e tradutor. Formado em Filosofia pela Universidade Paris IV (Sorbonne), com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre o tempo na obra do filósofo francês Gilles Deleuze (1926-1995), é professor titular no Departamento de Filosofia da PUC-SP. Traduziu para o português diversas obras de Deleuze, entre elas Conversações, crítica e clínica e parte de Mil platôs.