CLOSE
Topo
Fabián Ludueña Romandini

Summa Cosmologiae. Breve tratado (político) de imortalidade

Depois de ter abordado a antropotecnologia como a produção do (pós)humano, depois de ter lançado as bases da paleontologia espectral e de ter explorado as consequências políticas dos arcana imperii ligados ao poder escópico do ocidente contemporâneo, o políptico da Comunidade dos Espectros toma agora o seu curso mais especulativo, iniciando a fase de desenvolvimento da para-metafísica. A filosofia é assim redirecionada para algumas das suas questões cardeais, para as quais procura delinear respostas de um novo tipo: em que condições é a cosmologia o conhecimento que pode explicar problemas tão cruciais como a imortalidade ou a diferença sexual? Em que sentido se pode falar, filosoficamente, de um Multiverso numa época em que, como Friedrich Hölderlin já havia salientado, a ciência parece incapaz de satisfazer as exigências dos espíritos criativos? 

Título: Summa Cosmologiae. Breve tratado (político) de imortalidade: A comunidade dos espectros IV
Título Original: Summa Cosmologiae. Breve tratado (político) de inmortalidad. Le comunidad de los aspectros IV
Autor: Fabián Ludueña Romandini
Tradução: Alexandre Nadori
Ano: 2021
N˚ de páginas: 192
Dimensões: 23 x 16cm
ISBN: 978-65-86941-49-4

Preço: R$ 74,00

Os postulados teóricos são acompanhados por uma incursão nos meandros da filosofia da história de nosso éon, caracterizado pela ascensão dos pós-humanos depois dos últimos dias da Humanidade. Paralelamente, o caso da loucura de Aby Warburg é tomado, pela primeira vez, como um paradigma do declínio inexorável da metafísica clássica. Este livro é oferecido, ao mesmo tempo, como um epitáfio para o mundo humano e como uma abertura para conceitualizações que podem acompanhar um novo despertar do pensamento no alvorecer de uma das maiores mutações civilizacionais da história, onde o futuro dos seres vivos de Gaia está em jogo como nunca antes. Trata-se de conceber uma Ultra-filosofia do Ser disjunto.

Fabián Ludueña é doutor em “Histoire et Civilisations” (subcategoria Filosofia) pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É pesquisador do CONICET e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais da UBA. Seu campo de pesquisa abrange filosofia medieval e renascentista, direito romano-canônico, teoria política e metafísica contemporânea. Foi professor convidado em diversas universidades nacionais e estrangeiras.