COMPOSTO ESCOLA é um solo fertilizado pelas aprendizagens da jornada pedagógica “Vocabulário para catástrofes” realizada entre agosto e novembro de 2021.
COMPOSTO ESCOLA é um solo fertilizado pelas aprendizagens da jornada pedagógica “Vocabulário para catástrofes” realizada entre agosto e novembro de 2021.
Título: Composto Escola: Comunidades de sabenças vivas
Autores: Antônio Bispo dos Santos; Cacá Fonseca; Élbio de Brito Silva; Givânia Maria da Silva; Glicéria Tupinambá; Joelson Ferreira; Laura Castro; Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos; Yuri Firmeza
Ano: 2022
N˚ de páginas: 100
Dimensões: 21 x 14cm
ISBN: 978-65-81097-25-7
Preço: R$ 60,00
Um livro feito adubo, matéria – orgânica, semente e terra das experiências das comunidades tradicionais e dos movimentos sociais aglutinados a partir de Antônio Bispo dos Santos (PI), Coletivo Intercultural Quilombo Indígena Tiririca dos Crioulos (PE), Élbio Ferreira Britto (GO), Givânia Maria da Silva (PE), Glicéria Tupinambá (BA) e Joelson Ferreira (BA). Um projeto editorial, de caráter coletivo, que se desdobra da pesquisa sobre o fechamento das 60.065 escolas rurais no Brasil nos últimos 20 anos, intitulada inicialmente de ‘Expedição Catástrofe: por uma arqueologia da ignorância’ (2016 – 2019). Nos dois últimos anos, a pesquisa dá um giro no terreno arqueológico e passa a buscar não apenas as escolas fechadas, mortas, desativadas, mas aquelas que resistem, reinventam, e criam experiências alternativas de escolas vivas a contrapelo do arruinamento do território rural brasileiro pela face contemporânea da modernização conservadora e da expansão ilimitada das fronteiras do capital agro-minero-industrial.