CLOSE
Topo
Luisa Amaral

Por um ética queer

”A luta queer que se contrapõe ao ativismo lgbt+ assimilacionista não tem por objetivo a conquista de status igualitário para as dissidências de sexo e gênero nem tampouco a tolerância. Seu objetivo é confrontar as normas e instituições que sustentam esta sociedade e criar epistemologias e formas de viver e de se relacionar que se oponham a capitalismo neoliberal. Trata-se de uma ruptura”

Título: Por uma ética queer
Autor: Luisa Amaral
Ano: 2023
N˚ de páginas: 234
Dimensões: 14 x 21cm
ISBN: 978-65-81097-73-8

Preço: R$ 70,00

“Gostaria de esclarecer que meu interesse pelo tema vem em grande parte da minha perspectiva como travesti. Essa perspectiva e minha trajetória foram responsáveis pelo meu olhar ter se virado para as relações entre as subjetividades e mobilizações trans e a teoria queer.

Meus questionamentos sobre meu gênero, a busca por entender meu desconforto com aquilo que me foi imposto ao nascer e minhas experiências de vida como uma dissidente de gênero me impulsionaram a procurar por perspectivas queer, e, após um contato inicial, a me aprofundar em leituras, diálogos e experimentações.”

“Se escrevo em diálogo com uma produção acadêmica, vale ressaltar que as primeiras perspectivas queers com as quais tive contato não vieram da academia, e sim de meus encontros com pessoas, grupos, coletivos, blogues, revistas e zines, especialmente aqueles ligados ao anarquismo.

Desde então, passaram-se alguns anos até que eu tivesse algum contato significativo com produções queers acadêmicas, embora já fosse familiarizada com alguns nomes e conceitos. Foram esses encontros que, mais tarde, me motivariam a me aprofundar e mergulhar na produção acadêmica para procurar por respostas (e perguntas) ou caminhos que dessem conta de minhas inquietações, e esse mergulho me trouxe este livro.” — Luisa Amaral